sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Arroz Doce Light (Sem Açúcar)

Normalmente faço Arroz Doce com leite creme, mas já tinha visto uma receita que levava natas e certamente ficaria cremoso sem alterar o tradicional sabor do arroz doce. Ontem estava a apetecer uma coisa doce e lembrei-me de experimentar o Arroz Doce com Natas e com adoçante, especialmente para alguém que não pode comer açúcar. A maior parte das minhas sobremesas e doces são feitas com adoçante, bom para quem está de dieta e bom para quem não pode comer açúcar, mas que é uma injustiça ficar privado/a de doces.


Ingredientes:
2 mãos de Arroz
Água
1 litro de Leite
4 gemas de Ovo
200 ml de Natas
5 c. sopa de Adoçante em pó
25 a 30 comprimidos de Adoçante
Aroma de Baunilha
1 pau de Canela
Canela em pó
Casca de Limão
Sal

Confecção:
Coloca-se o Arroz a cozer com Água (suficiente para o arroz ficar meio cozido) e com uma pitada de Sal. Deixa-se a água evaporar toda, mexendo sempre o arroz para não colar ao tacho e coloca-se o Leite, o pau de Canela, 3 casquinhas de Limão, 5 gotas de aroma de Baunilha, o Adoçante em pó e em comprimidos.
O adoçante em pó será apenas para dar um pouco de cremosidade ao leite, porque uma vez fervido não vai adoçar, enquanto que em comprimidos irá adoçar o arroz.
Deixa-se ferver uns minutos mexendo de vez em quando, até o arroz estar cozido. Misturam-se as gemas dos Ovos com as Natas e incorpora-se essa mistura no arroz, que se continuará a mexer até engrossar um pouco, em lume brando.
Por fim é só retirar as cascas de limão, o pau de canela e servir com Canela em pó a gosto.

2 comentários:

  1. Olá Ângela! Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário! Gostei de conhecer o teu blog e fico à espera de novidades.
    A propósito deste post, já experimentáste frutose para substituir o açúcar? Encontras fácilmente nos supermercados.
    O teu arroz doce ficou muito cremoso, mesmo como eu gosto! Com natas nunca fiz. Mas já experimentei com cenoura, amêndoa, laranja... Agora queria experimentar com abóbora...
    Beijinhos e bons cozinhados!

    ResponderEliminar
  2. Ola Angela... pelos vistos tive a honra de ser a tua primeira seguidora... gostei imenso de todas as tuas receitas, arroz doce é uma das minhas especialidades mas eu nao gosto, so que tanto o meu marido como os meus filhos adoram e como tal é uma sobremesa repetida muitas vezes lá em casa e sempre de varias maneiras, mas com natas... nunca fiz... estamos sempre a aprender...

    Beijocas

    http://tachosvspanelas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigada por comentarem!
Neste blog aceitam-se críticas, elogios, o que vos sair da alma!
Beijinhos*