segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hambúrgueres com Maionese caseira, Cebolada com Tomate Cherry acompanhados com Batata a murro e Ovo estrelado - Hambúrgueres à 1 de Dezembro


O nome não podia ser maior. Na passada quinta-feira (1 de Dezembro) foi dia de fazer a Árvore de Natal e decorar a casa, o que significa que o tempo passa a voar e quando dei conta já eram 3 da tarde e a pergunta surge "Ups... Que faço para o almoço?". Fui à arca e o que ocorreu foi hambúrgueres. À medida que fui pegando nos ingredientes foram surgindo no meu pensamento outros que poderia adicionar. O resultado? Bem, o resultado foi este.

Para começar, colocam-se as batatas a assar na Actifry durante 20 min. apenas com sal grosso.

Maionese
Ingredientes:
1 Ovo
1 c. café de vinagre
1 c. de café de Mostarda
1 pitada de sal fino
Óleo Becel

Preparação:
Coloquei todos os ingredientes, excepto o óleo, no robot de cozinha com as lâminas de mistura e assim que liguei comecei a deitar pelo pequeno orifício da tampa o óleo em fio até se obter um creme espesso. Parar o robot, rectificar sal (se necessário) e colocar no frigorífico até à hora de servir.

Hambúrgueres e a Cebolada com Tomate Cherry
Ingredientes:
4 hambúrgueres
1 cebola
Tomate cherry
1 c. Sopa de Alcaparras
Sumo de Limão
Mistura de Pimentas Moída
Azeite
1 c. Sopa Margarina
Sal

Confecção:
Numa frigideira fritar os hambúrgueres num pouco de azeite temperados com sal e pimenta. Reservar num recipiente que os mantenha quentes.
Na mesma frigideira colocar a margarina, a cebola laminada. Quando esta estiver translúcida adicionar os tomates cherry, alguns cortados ao meio e os restantes inteiros. Mexer de vez em quando e, quando a pele do tomate começar a ficar rugosa, com um garfo esborrachar ligeiramente os inteiros até libertarem um pouco do seu suco. Adicionar as alcaparras e algumas gotas de limão. Temperar com sal (se necessário) e com pimenta.

No fim, estrelam-se 2 ovos num pouco de margarina.

A montagem do prato foi simples. Um hambúrguer, um pouco de maionese, um pouco da cebolada, o outro hambúrguer, mais maionese e terminei com cebolada. A acompanhar as batatas já com o murro e o ovo estrelado.



No fim de degustarmos este hambúrguer que concerteza vou voltar a repetir, perguntei ao meu marido se tinha um nome para a minha inovação, que sugeriu Hambúrguer à 1 de Dezembro, dia em que foi inventado.

1 comentário:

Muito obrigada por comentarem!
Neste blog aceitam-se críticas, elogios, o que vos sair da alma!
Beijinhos*