sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Filetes de Chaputa de Cebolada


Alguém conhece este peixe?
Eu gosto imenso, de preferência frito, mas desta vez para variar fiz uma cebolada. É rápido e fica sempre bem com peixe.
Este peixinho já vinha limpo de cabeça e barriga, mas como era para eu ainda congelar manteve-se a pele. Só tirei a pele e fiz os filetes depois de o descongelar. É muito simples de arranjar e fazer os filetes, mas sou suspeita a falar, porque para mim tudo é fácil com peixe. Durante alguns anos, enquanto estudei, ajudei o meu pai e a minha irmã na banca de peixe, por isso sei trabalhar com qualquer peixe.

Ingredientes:
1 Chaputa
2 Cebolas médias
1/2 cabeça de Alhos
2 folhas de Louro
Tomilho
Mistura de Pimentas moída
Pimentão doce (Colorau)
Vinho Branco
Azeite
Sal

Confecção:
Limpe a Chaputa de pele, faça os filetes e corte-os ao meio.
Numa frigideira grande coloque as cebolas laminadas e os dentes de alho igualmente. Coloque o louro, o azeite, a pimenta moída, o tomilho e um pouco de colorau e de sal.


Tape com uma tampa, vá mexendo de vez em quando até amolecer a cebola.
Coloque os filetes e regue com o vinho branco até tapar quase o peixe.
Volte a tapar a frigideira e deixe cozinhar e apurar.


Rectifique temperos e quando o vinho já tiver evaporado quase todo, destape um pouco a tampa e desligue o lume.

Eu  servi acompanhado com bata cozida.

Bom apetite!

9 comentários:

  1. Conheço e aprecio esse peixe de nome castiço :) Ficou bem bom esse pratinho.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi mas já ouvi falar deste peixinho, ficou com bom aspecto a tua sugestão!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Conheço mas nunca experimentei.
    O teu está com um aspecto saboroso.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto saboroso.
    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Ficou bastante apetitoso, essa cebolada é uma tentação!

    ResponderEliminar
  6. Esse peixito está mesmo apetitoso :)... Acho que nunca comi chaputa :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Hummm... que apetitoso.
    Beijinho
    http://receitasdaselene.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. olá Angela, uma duvida, ja que conheces o peixe e bem os peixes... adoro xaputa (como dizemos cá em algumas zonas do Algarve), e comia muitas vezes, frita por outras pessoas. no entanto esta semana vi á venda e comprei, pedi logo para cortar as postas para fritar. quando cheguei a casa e estava a preparar o jantar... havia convidados!! o peixe estava todo cheio de filamentos brancos compridos... a minha mãe disse que eram lombrigas e coloquei para o lixo, por via das duvidas.
    há alturas mais ideais para comprar xaputa, ou os parasitas são normais todo o ano? há algum truque para limpar o peixe daquilo? são perigosas para nós?

    se me souberes responder :)

    Obrigada, beijinho!

    Filipa V.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa,
      É verdade que este peixe tem alturas que tem essas lombrigas brancas e muito compridas. Não se propagam ao ser humano, mas acho que ninguém que saiba que o peixe as tem, o quererá comer. No entanto, não tenho conhecimento nem informação de quem tenha a ver com uma determinada altura do ano ou até com as águas onde possam ter sido pescadas.
      Quando se compra este peixe temos 2 hipóteses, ou temos sorte e o peixe está limpinho ou então temos a paciência de retirar tudo o que está a mais! :)
      Beijinhos

      Eliminar

Muito obrigada por comentarem!
Neste blog aceitam-se críticas, elogios, o que vos sair da alma!
Beijinhos*